Corpus Christi – que feriado é este???

Amanhã, dia 19, é feriado de Corpus Christi, um feriado católico, portanto estranho para a maioria dos Luteranos.

A expressão latina significa “corpo de cristo”, é uma festa que acontece na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece no domingo seguinte ao dia de pentecostes, é comemorada na quinta-feira em uma alusão à quinta-feira santa, quando a santa-ceia foi instituída. A data assim é marcada 60 dias após a páscoa, caindo por isto entre os dias 21 de maio e 24 de junho.

A Festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264. Consta que uma freira (Juliana de Mont Cornilon) teria recebido visões de Cristo manifestando sua preocupação que o ministério da Eucaristia (Santa Ceia) fosse celebrado com destaque. Instituída a celebração, o Papa solicitou a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que inclusive são utilizados até hoje.

Curiosidades para nós: na Igreja Católica são ensinados 07 Sacramentos (Batismo, Confirmação, Confissão, Eucaristia, Ordenação, Matrimônio e Unção dos Enfermos). Lutero manteve somente 02 destes – o Batismo e a Santa Ceia (Sacramento do Altar). Os católicos acreditam no fenômeno da Transubstanciação, segundo o qual o pão e o vinho se transformam em corpo e sangue após a sua consagração.

Por isto, aliás, Leigos (diáconos) católicos podem distribuir a Santa Ceia desde que seus elementos tenham sido anteriormente consagrados por um Padre. Nós luteranos seguimos a orientação da Palavra de Deus (Lucas 22.14-20; 1Co 11.23-28), onde o corpo e sangue de Cristo são recebidos no pão e no vinho mediante a consagração (conforme as próprias Palavras de Cristo).

Assim cremos na Presença Real de Cristo na Ceia. Fora da celebração da Ceia, o pão e o vinho voltam a ser simplesmente pão e vinho. Somente o Pastor pode celebrar a Santa Ceia em função do Ofício Pastoral que ele exerce em nome da Congregação ou Paróquia para a qual ele foi Chamado e Ordenado.

NO BRASIL  a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

OS TAPETES são uma tradição que surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios, com temas locais e relacionados à sustentabilidade. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

PARA OS LUTERANOS cumpre alertar sempre sobre o respeito que, como cristãos, devemos a todas as pessoas. Não celebramos o Corpus Christi, mas nunca é demais lembrar do sacrifício de Cristo por nós, concedendo-nos o perdão dos pecados, a vida e a salvação completamente de GRAÇA. Assim, aproveitemos as oportunidades que temos para louvar, adorar e agradecer a Deus por tanto amor a cada um de nós pecadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *